Entenda a Psicologia e Emoções das Cores

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entenda a psicologia e emocoes das cores

Qual cor escolher e por quê?

A identidade de uma marca representa a missão que a empresa ou serviço oferece aos seus clientes, tornando mais completa e reconhecida no mercado. 

Muitos são os factores de importância, como o posicionamento, o factor exclusivo em relação à concorrência, entre outros. Em um mercado competitivo ter uma marca forte e memorável é fundamental. Nós da PROMOBRACE estamos atentos a essas demandas de mercado. Por isso hoje falaremos sobre a escolha da cor para o logótipo da marca. Muitas vezes subestimado, a construção ou reposicionamento da sua identidade visual, tem grande influência na captação de clientes. E a psicologia das cores tem papel fundamental nisso. Vamos ver o porquê juntos. Vem connosco!

* Leitura de aproximadamente 6 minutos – Boa leitura!

 

Durante a construção da identidade da marca e de todo o ecossistema que representa a jornada do cliente como logótipo, site, loja online (e-commerce), blog e páginas sociais por exemplo, é fundamental compreender a psicologia das cores. 

As emoções que uma cor comunica a você não se baseiam na física da luz ou em algo inconsciente, mas sim na nossa cultura. Há inclusive, teorias que analisam as ‘configurações’ psicológicas que fazemos através da organização de nossas percepções pelas cores. É natural que seu inconsciente faça associações psicológicas em relação às cores.

Você deve considerar a cor como uma linguagem se quiser falar com ela. Cada cultura tem sua própria linguagem dada pelo passado histórico e pela evolução dos costumes locais. Em cada idioma, no entanto, cada palavra pode ter significados diferentes e para entender a qual deles a palavra se refere, você precisa entender o contexto.

Seguindo esta comparação então:

Cada cultura terá sua “linguagem de cores” e dentro de cada “palavra / cor” terá significados diferentes dependendo do contexto”. 

As cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) estimulam e libertam positividade, ao mesmo tempo que podem ser impetuosas e decisivas.

As cores suaves (cores frias e tons pastéis) como o verde e o azul tranquilizam e inspiram confiança. A escolha da cor é, portanto, imediatamente fundamental para uma marca.

Se levarmos em análise diferentes marcas mundiais, e as dividirmos de acordo com a cor predominante em vosso logótipo, perceberemos que quase sempre elas possuem aspectos em comum, além do aspecto gráfico (cor). 

Para melhor compreensão, vamos adentar nesse universo, especificando cada coloração.

 

Vermelho
Vermelho

 

Vermelho

O vermelho é uma cor considerada poderosa e dominante, transmite energia continuamente e é difícil de ignorar, pois atrai a nossa atenção. Esta cor é uma expressão de momento, velocidade, poder e alegria, mas também perigo e paixão, sexualidade e amor romântico.

O vermelho é uma cor que expressa inúmeras sensações positivas, amor, paixão (incluindo sexualidade) e energia.

É a primeira cor que notamos, e é a cor que acima de tudo é capaz de atrair nossa atenção e causar em nós qualquer reacção emocional;

É também muito utilizado e principalmente na indústria alimentar porque abre o apetite, não por acaso, é a cor predominante no logótipo de marcas como: Coca-Cola, Barilla mas também de produtos como Kinder e Ferrero.

É, portanto, uma das cores mais fortes e dinâmicas. Mas, precisamente por esse motivo, pode ser uma faca de dois gumes.

Na verdade, o vermelho também é a cor do perigo (PERIGOSO), e muitas vezes está associado a situações desagradáveis (sangue, dívidas, perdas e negativos). É a cor do alerta!

Cansa os olhos, causa insónia, aumenta a circulação sanguínea: uma cor a ser usada com moderação e atenção.

 

Amarelo
Amarelo

 

Amarelo

“Joy”, o amarelo é a cor mais feliz entre as cores da roda cromática: remete ao sol, alegria, optimismo.

Tem muito em comum com o vermelho, sem correr o risco dos efeitos negativos pois ao mesmo tempo que chama a atenção, gera energia e exprime tranquilidade e positividade. Muitos estudos afirmam que a combinação mais fácil de ler e lembrar são letras pretas sobre fundo amarelo. Esta é uma boa combinação viva e estética.

O amarelo estimula a acção e activa a mente, joga a favor da comunicação e libera optimismo, crescimento e positividade.

Justamente por essas características é frequentemente utilizado por empresas do sector de tecnologia como a Nikon, ou em comunicação como a National Geographic.

Associada ao sol, a fonte da vida e do calor, é uma cor excelente para representar felicidade, vitalidade mas ao mesmo tempo para transmitir energia. Muitas vezes está associada a empresas do sector petroquímico: Shell, Eni, Q8, Agip e IP têm amarelo em vossa marcas.

 

Laranja
Laranja

 

Laranja

Assim como no esquema de cores, as sensações e resultados do uso da cor laranja também estão em harmonia com a fusão do vermelho e do amarelo.

Laranja é vivacidade por excelência, acolhedora e dinâmica, uma cor quente, imbatível em chamar a atenção e operar a alavanca emocional.

É pura criatividade, energia mental e confiança. De energéticos ao Hi-Tech, de consultorias a academias e centros de lazer e também é muito utilizado no sector alimentício porque, como o tinto, estimula fortemente o consumo físico e o apetite.

 

Azul
Azul

 

Azul

Estatisticamente, 42% das pessoas no mundo dizem que o azul (e todos os seus tons) é sua cor favorita.

A consequência é justamente a do uso massivo do azul na criação de logos e no campo gráfico em geral.

Na verdade, o azul desperta uma quantidade incrível de emoções nos humanos. Pense em parar para olhar um céu azul, ou um mar calmo. Em alguns aspectos podemos considerar o oposto exacto do vermelho, especificamente no aspecto emocional. 

Enquanto o vermelho representa impulsividade, o azul, em vez disso, aumenta a reflexividade e o pensamento atencioso. Confiança e calma, reduz o estresse e predispõe a uma atitude de lealdade e positividade. O aspecto da tranquilidade e da despreocupação o torna uma arma incrível para empresas que apostam na interacção como Facebook, Skype, Twitter, Linkedin e Vimeo.

Segurança, confiança e confiabilidade, essas características fazem do azul sempre a primeira escolha de logótipos para instituições como Polícia, partidos políticos, mas também instituições bancárias e seguradoras ou empresas do setor financeiro. O azul é a nova e excelente cor para quem presta serviços de Marketing, tal como nós da PROMOBRACE.

Entre as empresas mais conhecidas que o utilizam podemos citar: Paypal, Facebook, WordPress e Intel.

 

Violeta
Violeta

 

Violeta

Também neste caso o efeito crómico reflecte-se no efeito psicológico, resultando na fusão perfeita do vermelho (paixão) e azul (confiança), pois é uma cor muito versátil, utilizada em diferentes modelos de negócio.

O roxo transmite criatividade, mas também luxo e sabedoria, sendo também uma das cores preferidas das mulheres. Um logótipo roxo transmite imediatamente sentimentos internos e muito espirituais. A riqueza dessa cor está intimamente ligada à sua realeza e profundidade espiritual.

É uma cor elegante, usada por empresas de alta moda à indústria de perfumes e higiene pessoal, de finanças a marketing e na web (como Yahoo!)

 

Rosa
Rosa

 

Rosa

Expõe feminilidade, delicadeza, mas também romantismo. Em sua força encontramos também seu ponto fraco, a associação estereotipada entre a cor rosa e as mulheres em geral. De fato, as estatísticas atribuem o primeiro lugar ao azul, entre as cores preferidas das mulheres (nuvenia por exemplo), depois ao roxo (à distância) em segundo lugar.

No entanto, pode ser muito válido para gráficos e produtos dedicados à primeira infância ou ao sector de jogos para meninas.

 

Verde
Verde

 

Verde

Relaxamento e tranquilidade, assim como o azul, transmite confiança e tranquilidade. É ecológico por definição e tudo o que refere a natureza, bioecológico, o que é precisamente “verde”.

Além disso, a cor da natureza é certamente a cor da vida e, portanto, adequada para transmitir vivacidade de forma tranquila e descontraída.

Logótipos verdes também no campo tecnológico, na verdade é muito usado, veja Android, X-Box, Whatsapp que usam essa cor para transmitir desenvoltura e dinamismo. 

Dependendo das tonalidades, transmite diferentes sensações como o verde-escuro, ou mesmo um verde oliva, além do azul, transmite uma profunda sensação de segurança e confiança. Na verdade, também é usado por instituições bancárias ou seguradoras e, em alguns países (Alemanha, por exemplo), também como a cor das forças policiais.

Não vamos esquecer que o verde é a cor do bem-estar económico e do dinheiro.

 

Marrom
Marrom

 

Marrom

Calor e conforto, muitas vezes associados à natureza.

Luz em tons tendendo ao bege, sensações de conforto, muito indicada para gráficos iluminantes (sombreamento).

Dark é mais áspero e sólido, como madeira e terra. Perfeito para o rústico e todas as indústrias ligadas à madeira, café e chocolate.

No entanto, é uma cor elegante, especialmente quando combinada com uma cor especial como o ouro: exemplos fáceis de encontrar em projectos GLAMOUR e de luxo. Para ser usado com cuidado, porque a sensação de sujeira e abandono está em uma linha ténue. Cor muito masculina, mas frequentemente usada para mulheres de idade média-alta alta.

 

Cinza
Cinza

 

Cinza

Neutro, traduz solidez e durabilidade, todas as características associadas ao metal.

Tons e texturas adequados para todo o sector de TI e tecnologia, como Apple ou Wikipedia.

Formal expressa solenidade. Elegante como o preto e branco, porém mais elegante, é a cor certa para mostrar compostura e serenidade sem arrogância.

Na indústria automotiva: Renault, Peugeot, Audi, Jaguar, Opel e inúmeras outras marcas, inclusive no sector da moda e demais produtos que desejam transmitir as características listadas acima sem arrogância, mas em de uma forma requintada e elegante.

Uma das cores de uso mais populares, portanto entre as mais utilizadas, muitas vezes é odiada pelas pessoas, por isso deve ser usada de acordo com o público-alvo.

 

Branco

Denota Inocência, pureza e castidade. Impessoal, mas capaz de transmitir extrema elegância.

Conceito de limpeza, e dar um recorte essencial e sofisticado a um projecto gráfico.

Mínimo e puro, com uma aparência elegante tendendo ao infinito.

Nunca subestime a presença de seu espaço em um gráfico onde ele não seja o centro das atenções, os espaços em branco.

É frequentemente associado ao mundo religioso, como as cerimónias de casamentos;

Imprescindível no fundo de muitos sites fotográficos, para o realce de imagens contra o fundo branco.

 

Preto

Assim como o branco, pode ser combinado com qualquer cor, principalmente aquelas com tons claros e cores fortes. Combinação perfeita com branco, elegância e pureza de formas.

Cor arriscada: geralmente combinada com luto e morte, é a cor da escuridão, do mal e da noite.

Apesar disso, continua a ser a cor da elegância e por isso pode ser muito adequada combinada com cores neutras ou especiais (ouro, prata) para produtos e marcas relacionadas com moda, perfumes, arte e design.

Agora que você conhece bem a importância das cores e sua natureza psicológica, pode escolher qualquer cor para sua pulseira, desde que esteja de acordo com a iniciativa.

Use este link se você não tiver uma paleta Pantone®.

 

Referências:

  • Imagens do Google
  • Wikipedia
  • NautilusItaliaSRL

 

Até a próxima, pessoal!

Nossos Produtos

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Absolutamente NÃO! As nossas pulseiras são 100% em silicone, material mais flexível e mais resistente, permite a personalização em diferentes formas. As nossas pulseiras não contém Látex.

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Todas as cores, fica mais fácil escolher pela Tabela PANTONE®, escolha os códigos.

 

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